Origem da Escola

Conheça um pouco da história da nossa escola na narrativa abaixo.

A Casa-Escola José Gonzaga, como mantenedora, é uma entidade privada, criada em 10/03/1991, a qual passou a ser chamada Escola de Educação Básica José Gonzaga. Tem como objetivo investir na educação de crianças e adolescentes, oferecendo aos seus alunos um ensino de qualidade e uma das suas principais metas é formar homens, tomando como parâmetro os princípios educacionais, fundamentados nos valores

éticos e morais, preparando-os para uma nova etapa da Educação Básica e para o exercício de sua cidadania. A Escola oferece aos seus alunos a Educação Infantil/Pré-Escola e o Ensino Fundamental do 1º ao 9º Ano e os alunos são resdistruidos no turno matutino e vespertino.A Escola de Educação Básica José Gonzaga, situa-se em um bairro relativamente privilegiado, apresentando uma comunidade com baixo e médio poder aquisitivo. É um bairro populoso, com residências simples e outras modernas. Possui um Parque Industrial e diversas empresas de variados seguimentos do mercado.

A implantação da nossa Escola contribuiu consideravelmente para o desenvolvimento de sua comunidade, tornando-se uma referência para pais e alunos de outras escolas, por ser uma instituição que tem o comprometimento com a sua proposta de trabalho. Tem contribuído de forma considerável para o desenvolvimento intelectual dos alunos como também na construção de valores formando cidadãos críticos e reflexivos, que ame e respeite todos que estão a sua volta e que no futuro possamos nos orgulhar desses alunos que estamos entregando a sociedade e estarmos conscientes escolaXfamilia do cumprimento da nossa missão de educador.

Um pouco da História do nosso Patrono

José Gonzaga de Almeida, natural da cidade de Coqueiro Seco (Alagoas), nasceu em 28 de Outubro de 1915, filho de Antônio Gonzaga de Almeida e Georgina Maria de Almeida, pessoas simples, mas sobretudo dignas e trabalhadoras, iniciou a sua vida profissional no Bairro do Tabuleiro do Martins, casado com a Srª Alda Cardoso de Almeida e com ela teve oito filhos, indo residir após o seu casamento no Tabuleiro do Martins na casa onde hoje funciona a Nossa Escola.

Era um homem simples, um bom amigo, pautou a sua vida nos princípios da honestidade, dignidade e respeito, tornando-se uma referência para seus filhos, netos, parentes e amigos.Com a perda dos pais ainda garoto, passou a estuda na Escola Agrotécnica de Satuba (antigo Aprendizado de Satuba. Após a sua maior idade, por iniciativa própria e com apoio de profissionais influentes da sua escola, por ter sido considerado um bom estudante e ter bons princípios éticos e morais, foi indicado para trabalhar como balconista em uma Casa Comercial no Bairro de Fernão Velho e dali começava dar os seus primeiros passos como empreendedor, foi quando se estabeleceu como comerciante no Bairro do Tabuleiro do Martins e o produto que revendia e o tornou conhecido no Bairro foi o querosene, pois naquela época, não havia energia elétrica, e o querosene era utilizado nas residências para iluminar os ambientes.

Em 1940 com o progresso do negócio passou a ser o representante da Shell, sendo a primeira revendedora de combustível em nosso Estado, sendo conhecida em Alagoas e no Nordeste como Bomba do Gonzaga e hoje o seu nome é reconhecido Nacionalmente tornando-se um dos maiores empreendedores do Bairro do Tabuleiro do Martins que contribuiu consideravelmente para o desenvolvimento do Bairro. Exerceu ainda no Bairro do Tabuleiro do Martins no governo de Silvestre Péricles o cargo de administrador de nosso Bairro e no Governo de Muniz Falcão o cargo de Delegado. Atividades que desenvolvia voluntariamente, sem receber nenhuma remuneração, essa foi a forma que encontrou para contribuir com o desenvolvimento sócio-econômico do Bairro que ele acreditava que teria um futuro promissor, e hoje Tabuleiro do Martins passou a ser o Bairro mais populoso de Maceió e podemos considerar como o sustentáculo da cidade de Maceió pela fonte geradora de renda oriunda de suas empresas instaladas no Parque Industrial e Adjacências.